LEITURAS IMPERDÍVEIS
Por vezes, deixamos de ler um livro apenas porque o autor é um cientista famoso e receamos não dominar suficientemente os temas abordados.
António Damásio é um dos mais talentosos neurocientistas do nosso tempo; mas os seus livros são escritos visando um público não apenas académico. Este livro em particular, é uma obra que nos ajuda a compreendermo-nos a nós próprios e ao mundo que nos rodeia, de forma totalmente diferente:
“Os seres humanos distinguiram-se de todos os outros seres ao criarem espantosas coleções de objetos, práticas e ideias, conhecidas coletivamente como “culturas”. Nelas se incluem as artes, a investigação filosófica, os sistemas morais e as crenças religiosas, a justiça, os sistemas governativos, as instituições económicas, a tecnologia e a ciência.”
[…]
“A linguagem, a sociabilidade, o conhecimento e o raciocínio são, por certo, os principais inventores e os executores dessas realizações, mas são os sentimentos que as motivam e permanecem em cena para avaliar os resultados. A atividade cultural teve início nos sentimentos e deles continua a depender. Se quisermos compreender os conflitos e as contradições da condição humana, precisamos de reconhecer a interação, tanto favorável como desfavorável, entre sentimentos e raciocínio.”
Citando John Gray, Professor Emérito da London School of Economics:
“Com A Estranha Ordem das Coisas António Damásio oferece-nos algo de extremamente raro, um livro que pode transformar a forma como pensamos – e sentimos – acerca de nós mesmos.”