Um café e um livro à sombra de Uma Árvore

 Se vai visitar Buenos Aires, eis as nossas sugestões para um café e um livro na capital da Argentina, uma das mais fascinantes cidades da América do Sul.

O Café Tortoni, mesmo ao lado da lendária Praça de Maio, num dos mais conseguidos ambientes Art Déco. Ali encontramos a memória do grupo intelectual que em tempos constituiu “La Peña”, presidida pelo pintor de Buenos Aires, Benito Quinquela Martín. A então sociedade protetora das Artes e Letras reuniu nomes famosos como Garcia Lorca, Luigi Pirandello, Ortega Y Gasset, Arthur Rubinstein, além de, naturalmente, escritores como Borges e Cortázar, e até Albert Einstein marcou presença nas suas reuniões.

   Quino, o autor da mundialmente célebre Mafalda, tal como outros importantes nomes da Banda Desenhada, são homenageados no Paseo de la Historieta, no emblemático bairro de San Telmo.

   La Biela é outro café onde a sombra de Borges nos espreita, desta vez à mesa com Bioy Casares: com sorte, talvez os encontremos.

   El Ateneo Grand Splendid, teatro clássico construído nos primeiros anos do século XX, é hoje uma das mais belas livrarias do mundo. Décor magnífico, o mais difícil será escolher “um” livro…

À sombra desta Árvore:
É o Gomero de la Recoleta, uma árvore-da-borracha com mais de 200 anos, cujos braços se estendem tão espantosamente que inspiraram esculturas para suportá-los.
É este, sim, o lugar para tomar um café e ler um livro à sombra de Uma Árvore, na mítica cidade de Buenos Aires.

Margarida Fonseca Silva

Equipa philos