Praia da Arrifana

Deixem-me falar-vos sobre um pedaço de céu, bem protegido na terra e que tem no mar a sua melhor oferenda. Convenientemente situada na costa oeste do Algarve e abrigada por uma imponente arriba, a praia da Arrifana é indiscutivelmente um cenário idílico para qualquer amante de ondas ou simples apreciador das maravilhas da natureza. O ambiente à volta desta pequena enseada é único e remete-nos para outros tempos em que o surf era mais puro na sua forma de liberdade, comunhão e celebração com a natureza.

Atualmente, esta experiência está facilmente acessível através das várias escolas de surf que aí se encontram, mas os requisitos fundamentais devem centrar-se no respeito mútuo dentro de água e em deixar apenas as pegadas na areia. Se a longa descida serpenteante intimida ao início, é bom saber que, nos meses de verão, há jipes que transportam os visitantes para cima, até às ruínas do velho forte, para tornar a experiência ainda mais agradável.

Esta praia em forma de lua crescente tem um aspeto muito distinto consoante as marés, exibindo um extenso areal ou restringindo-se aos escuros pedregulhos, oferecendo condições de excelência na maré baixa e sem os riscos dos fundos de pedra. Por estes e outros motivos, é definitivamente uma praia a visitar.

Deixo-vos duas fotos minhas, mas recomendo-vos vivamente que vejam também:

Boas ondas!

 
Bruno Almeida

Equipa philos