5 DE MAIO 2020

CELEBRAR A LÍNGUA PORTUGUESA

Com mais de 260 milhões de falantes em 9 países, o português é a 5ª língua mais falada do mundo.

Em 2019, a 40ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO consagrou o dia 5 de maio de cada ano como “Dia Mundial da Língua Portuguesa”. A data era já destinada desde 2009 pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) à celebração da Língua Portuguesa e das Culturas Lusófonas.

Num tempo em que, enfrentando um virus que não respeita passaportes ou nacionalidades, precisamos de estar unidos, mais do que nunca antes, a língua portuguesa pode ajudar-nos a construir “a solidariedade intelectual e moral da humanidade” de que nos fala a Constituição da UNESCO.

Porque esta é, efetivamente, uma língua que ergue pontes entre os povos. Com uma história intercontinental que atravessa os séculos, o mundo Lusófono constitui-se, nos dias de hoje, numa miríade de culturas que se enriquecem mutuamente.

– sublinhou a Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, no seu discurso dedicado ao Dia Mundial da Língua Portuguesa; e acrescentou:

Uma língua é mais do que um simples modo de comunicação. É um modo de ver e de sentir. É um vasto repositório de símbolos e experiências, um caleidoscópio de sonhos e de mundos encantados.

Na philos, sabemos bem como estas são palavras que podem ser subscritas por todos os que têm por missão traduzir, para uma língua, o significado mais profundo de palavras inicialmente pensadas e escritas ou pronunciadas noutra língua.

Mesmo em tempos tão perturbantes como os que atravessamos.

A tradução vive entre o possível e o impossível – como tão bem disse Sophia de Mello Breyner Andresen.

UNESCO – Dia da língua Portuguesa